sábado, 6 de abril de 2013

Mashup - Tudo junto e misturado



 
 
      O termo Mashup tem origem na música (mixagem) e foi trazido dela, para a Web, justamente pela necessidade de misturar  conteúdos.
 
        O Mashup  combina dados de mais de diversas fonte, de áudio, vídeo, imagem, e texto,  criando novos recursos que permitem ao usuário fazer coisas novas ou realizarem tarefas, com mais eficiência, porque agregam informações das mais diversas origens.
 
         Os Mashups, estão em crescente desenvolvimento na Web, podendo trazer, para sala de aula, na relação didático-pedagógica, inúmeras possibilidades, por serem atuais, criativos e cativantes.  É possível, por exemplo, utilizando  o Google Earth,  acompanhar o crescimento da população mundial ou viajar à Roma antiga.
 
          Se num quadro-negro tentamos fazer com que o aluno visualize as mais diversas situações, imagine com a utilização deste novo instrumento. 
 
         Os alunos estarão diante de um mundo atualizado e criativo, que brotará da integração de inúmeras informações disponibilizadas instantaneamente, influenciando no permanente processo de construção e reconstrução do conhecimento, pelo acesso às novas informações. A disponibilização de tal ferramenta ampliará substancialmente a  bagagem de conhecimento, e o professor, neste momento, terá  papel de orientador, participando desta construção,.
 

4 comentários:

  1. Sandra. Eu tive que pesquisar em várias fontes para compreender o que é um mashup. Ao ler seu artigo fiquei encantada com a eficiência e simplicidade de suas palavras. Meu pensamento também é simples (o que é muito diferente de simplório, muito pelo contrário) e é por isso que consigo ensinar matemática aos adultos. Até o nome eu escolhi parecido com o seu, mas já mudei. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra!
    Gostei de sua explicação. Ela está simples e de fácil entendimento. Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Oi, Sandra. Seu post é muito claro, gostei disso! Vi muito material que fazia referência ao tal liquidificador, mas as coisas não são de fato misturadas. Como também estou estudando programação de sistemas, considerei a analogia enganosa. Mas, tudo bem se for só para se situar. Enfim, gostei do seu trabalho. um abraço

    ResponderEliminar
  4. Adorei a sua forma de explicar, pois, assim como a explicação da Rosangela, ela é simples e direta. Parabéns!

    ResponderEliminar